sexta-feira, 29 de abril de 2011

ANGICO, A ÁRVORE.

Denominam-se de angicos, várias espécies de leguminosas-mimosoídeas de folhas miúdas, frutos alongados do tipo vagem ou legume (não confundir com legumes da alimentação), com sementes redondas e achatadas. Assim, temos o angico-rajado (Parapiptadenia rigida), o angico-branco (Anadenanthera colubrina), o angico-do-cerrado (Anadenanthera falcata), o angico-vermelho (Anadenanthera macrocarpa), entre outras espécies próximas. Elas são nativas da América tropical, principalmente do Brasil e também são exploradas e/ou cultivadas devido à boa qualidade da sua madeira.Normalmente são árvores de médio a grande porte, comuns em capoeiras ou na colonização de áreas abertas, no inverno perdendo totalmente as folhas. A espécie mais comum em nossa região é o angico-branco (Anadenanthera colubrina), encontrando-se boa parte das árvores em intensa florada entre novembro e janeiro. Suas flores diminutas são agrupadas em pequenos "pompons" brancos, por sua vez agrupados em cachos grandes, revestindo de branco as copas verdes. Possui tronco acinzentado, tortuoso e alto, com copa ampla de folhagem rarefeita, no total chegando aos 20-25 metros.










Também comum em nossa região temos o angico-vermelho, que brota com as primeiras chuvas de setembro, em seguida sendo coberto por numerosas inflorescências cremes globosas, muito procuradas pelas abelhas, assim como o angico-branco. Sua casca é rica em taninos sendo já amplamente utilizada em curtumes. Sua resina (goma) possui aplicações medicinais e industriais. Sua casca amarga pode ser antidesintérica e útil na cura de úlceras. É expectorante energético e com várias aplicações medicinais. A tintura obtida de suas folhas é eficaz em golpes e comoções cerebrais. Possui madeira dura a pesada utilizável na construção naval e civil, dormentes de estradas de ferro, marcenaria, carpintaria, assoalhos e tetos, lenha e carvão. Sendo rústicos e adaptados à terrenos secos, são recomendados para recuperação ambiental, crescendo muito bem em solos pobres e degradados, podendo ser útil ainda na arborização urbana e no paisagismo.





14 comentários:

  1. Meu blog chama-se flor de angico. Flor, por causa de minhas duas filhas, a quem chamo de Flor, individualmente, ou Flores. E Angico, por conta da rápida pesquisa que fiz, planta que se adapta ao solo seco e serve para reflorestamento.
    Fico feliz por dois motivos, 1- ter acertado na proposta do nome para meu blog e 2 - por ser a primeira seguidora deste blog - grupo amgico.
    Que vocês tenham a mesma resistência e presistência do Angico, para semear a semente do reflorestamento no planeta.
    abs,
    lucia vieira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lúcia bom dia! Descobri que tenho uma árvore no meu lote. E que é angico cinza, linda, de uns 5 Metros de altura. Não quero corta-lá, pois tenho que construir nesse terreno de periferia de cidade. O que vc sugere? Posso transplanta-lá. Posso usar as sementes p novas mudas? Quanto tempo leva o crescimento desse angico a partir de sementes? Obrigada, Ines

      Excluir
    2. Inês boa noite. Espero que alguém já tenha esclarecido a sua dúvida. Sou artesã, não sei como te ajudar. Talvez as pessoas do Grupo Ângelo já o tenham feito. Boa sorte pra sua planilha.

      Excluir
  2. Olá Lu. Ficamos felizes com a sua escolha pelo angico, pois é uma árvore que nós do grupo nos identificamos muito. Agradecemos pela iniciativa em ter nos seguido e espero que nosso blog seja de grande proveito.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola S Henrique, bom dia! Descobri que tenho uma árvore no meu lote. E que é angico cinza, linda, de uns 5 Metros de altura. Não quero corta-lá, pois tenho que construir nesse terreno de periferia de cidade. O que vc sugere? Posso transplanta-lá? Posso usar as sementes p novas mudas? Quanto tempo leva o crescimento desse angico a partir de sementes? As mudas tem valor econômico de venda? Demanda e procura são altas? Obrigada, Ines

      Excluir
  3. Eu tenho dois pés de angico que estão lindos, porém são pequenos por estarem sendo cultivados como bonsai porque não tenho espaço e como eu gosto de bonsai eles nasceram espontaneamente em meu quintalzinho e não tive coragem de descarta-los tenho que cuidar muito deles porque crescem muito, agora olhando as fotos e suas flores é que descobri seu nome verdadeiro aqui neste site.
    Obrigado e parabéns.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. OlÁ! AQUI VAI AlGUMAS PROPRIEDADES MEDICINAIS DO Aginco:Indicações e utilização:Fraqueza orgânica, falta de apetite, raquitismo; Afecções pulmonares: tosses, catarro, bronquites, asma, coqueluche, faringite, tuberculose; Contusões, cortes, úlceras; Diar­reias e disenterias; Úlceras, leucorréias, feridas, escrófulas.Hemorragias, metrorragias.



    Read more: http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/angico-vermelho.html#.VBcozvldVqU#ixzz3DPUZj8Jp

    ResponderExcluir
  5. Ola, meu cunhado plantou angico para utilizar as sementes para artesanato, porém desistiu e hoje ele se espalhou não só pelo meu terreno como pelo terreno dos vizinhos. Quero plantar outras árvores mas ele toma todo o espaço, Suas sementes germinam e ele nasce em quantidade imensa. Quase igual capim. O que fazer?

    ResponderExcluir
  6. olá, alguém conhece remédio para curar ferida de angico branco?
    o meu está adulto, lindoooo, porém possui uma grande ferida. obrigada

    ResponderExcluir
  7. boa tarde preciso de um galho de anginco para fazer uma bengala , QUEM PODE ME AJUDAR estou em são paulo /são paulo bairro zona sul

    ResponderExcluir
  8. Boa noite. Qual a proporção de raiz , pois tenho uma no meu patio ao lado da casa. E perigoso rachar as paredes?

    ResponderExcluir
  9. Uma arvore dessa foi cortada aqui no terreno e fiz uns discos com um pedaço do tronco. Queria saber ppr qto tempo tenho q esperar para plantar orquideas nesse disco?

    ResponderExcluir
  10. Bom dia. Gostaria de manter uma Angico próximo a minha casa e preciso saber se é perigo ele cair
    Obrigado.

    ResponderExcluir