sexta-feira, 29 de abril de 2011

Ano internacional das florestas, 2011





Ano Internacional das Florestas

Ano Internacional das Florestas, 2011
International Year of Forests, 2011
Año Internacional de los Bosques, 2011



Celebrando as Florestas para os Povos
A 83ª Reunião Plenária das Nações Unidas declarou, em sua Resolução 61/193, de 20 de dezembro de 2006, o ano de 2011 como o Ano Internacional das Florestas com a finalidade maior de chamar a atenção para o manejo sustentável, a conservação e o desenvolvimento sustentável de todos os tipos de florestas existentes.
O Fórum sobre Florestas das Nações Unidas (United Nations Forum on Forests - UNFF)
O tema "Florestas" tem sido uma prioridade das agendas políticas e da política internacional nos últimos 15 anos. Em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a "Rio 92", o tema esteve entre os mais controversos, polarizando de uma lado países em desenvolvimento e do outro, países desenvolvidos. Intensas negociações entre governos levaram aoNon-legally Binding Authoritative Statement of Principles for a Global Consensus on the Management, Conservation and Sustainable Development of all Types of Forests, também conhecido como Princípios sobre Florestas, também como o Capítulo 11 da Agenda 21 Global.
Progresso significativo fora feito desde a "ECO92". Na última década, o foco principal nas Nações Unidas tem sido desenvolver políticas coerentes que promovam o manejo, a conservação e o desenvolvimento sustentável de todos os tipos florestais. O Painel Intergovernamental sobre Florestas (Intergovernmental Panel on Forests - IPF), de 1995-1997, e o Fórum Intergovernamental sobre Florestas (Intergovernmental Forum on Forests - IFF), de 1997-2000, ambos sob os auspícios da Comissão das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, foram os principais fóruns para o desenvolvimento da política florestal internacional. Uma Força-Tarefa Interagências sobre Florestas (Interagency Task Force on Forests - ITFF) foi formada em julho de 1995 para coordenar a participação de organizações internacionais no processo político internacional.
Em outubro de 2000, o Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (Economic and Social Council - ECOSOC), em sua Resolução 2000/35 criou o Fórum sobre Florestas das Nações Unidas (United Nations Forum on Forests - UNFF), um corpo subsidiário cujo objetivo é o de promover "... o manejo, a conservação e o desenvolvimento sustentável de todos os tipos de florestas e reforçar, a longo prazo, os compromissos políticos para este fim..." baseado na Declaração do Rio, nos Princípios sobre Florestas, no Capítulo 11 da Agenda 21 Global e nos produtos dos Processos IPF/IFF, além de outros avanços importantes da política florestal internacional.
O Fórum possui afiliação universal e é composto por todos os Estados membros das Nações Unidas e agências especializadas. O Brasil é membro da ONU desde 1945, sendo o Ponto Focal no Itamaraty, assessorado principalmente pelo Departamento de Florestas e pelo Serviço Florestal Brasileiro no MMA, além do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Após intensas negociações, a Sétima Sessão do UNFF adotou a diretriz "Instrumento Não Obrigatório sobre Todos os Tipos de Florestas" (Non-Legally Binding Instrument on All Type of Forest - NLBI), em 28 de abril de 2007. Este instrumento é considerado um marco, porque pela primeira vez os Estados membros concordaram a respeito de um instrumento internacional para o manejo florestal sustentável. A expectativa é que o instrumento tenha uma impacto maior na cooperação internacional e nas ações nacionais para a redução do desmatamento, prevenir a degradação de áreas florestais, promover estilos de vida sustentáveis e a redução da pobreza nos povos e comunidades que dependem das florestas. O NLBI foi adotado pela Assembleia Geral da ONU em dezembro de 2007.
A UNFF é dirigida por um escritório e atendida por um secretariado compacto.
Objetivos Globais para as Florestas
Em 2006, em sua sexta sessão, o UNFF, concordou com quatro Objetivos Globais para as Florestas, promovendo uma diretriz clara sobre o trabalho futuro das negociações internacionais sobre o tema. São estes:
·         Reverter a perda de cobertura vegetal no mundo inteiro via o manejo florestal sustentável (MFS), inclusive com proteção, recuperação, reflorestamento, além de um esforço maior para prevenir a degradação de áreas florestais;
·         Melhorar os benefícios econômicos, sociais e ambientais baseados nas florestas, incluindo a melhora das condições dos povos dependentes das florestas;
·         Aumento significativo da área de florestas em manejo sustentável, inclusive de florestas protegidas e aumento da proporção de produtos derivados de florestas que passaram por manejo sustentável; e
·         Reverter o declínio de assistência oficial ao desenvolvimento do manejo florestal sustentável e mobilizar um número novo e significativamente maior e adicional de recursos financeiros de todas as fontes disponíveis para a implementação do MFS.
Próxima Sessão da UNFF
24 de janeiro à 04 de fevereiro de 2011
Nona Sessão UNFF / Lançamento do Ano Internacional das Florestas 2011
UNFF Secretariat
UNHQ, New York
O Departamento de Florestas do MMA estará acompanhando a delegação brasileira no evento, assessorando a formulação dos entendimentos e dos processos políticos internacionais inerentes aos temas florestais. Além disso, também viabiliza a participação de diversos atores através de seus próprios fóruns, como a Comissão Nacional de Florestas - CONAFLOR.
Visite o site do Ano Internacional das Florestas: http://www.anodafloresta.com.br
Fale conosco: florestas@mma.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário